¡TODOS OS POEMAS PUBLICADOS NESTE BLOGUE SÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL DO AUTOR, A SUA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL NÃO AUTORIZADA É UM ACTO ILÍCITO - PASSÍVEL DE ACÇÃO - PREVISTO NA LEI, COMO TAL, ESTÃO DEVIDAMENTE PROTEGIDOS PELO DIREITO DE AUTOR E REGISTADOS NA INSPECÇÃO GERAL DE ACTIVIDADES CULTURAIS, I.G.A.C.- (PROCESSO 3089/2009) - PALÁCIO DA FOZ, PRAÇA DOS RESTAURADORES EM LISBOA. O MESMO SERVE PARA AS PINTURAS!

¡A QUITANDEIRA!

"Óleo sobre tela"


















Oh, agridoce quitandeira da fruta verde, madura;
dá-me um gomo de laranja p’ra minha sede matar!

- Minha senhora, menina;
ananás, abacaxi, laranja fresquinha!...

E no ar o perfume de fruta que minha sede não matou;
em meus ouvidos o som da sua música ficou,
e na minha alma o seu pregão a marcou!

E a quitandeira passava saudável, viva, graciosa,
embrulhada em capulana, no seu sorriso escarlate,
às costas o seu rebento amarrado!


Poema de, Rogéria Gillemans

Registado no Ministério da cultura - Inspecção Geral das Actividades Culturais, I.G.A.C. – Processo N° 3089/2009.